RELAXAR É PRECISO

De maneira geral, confundimos relaxamento com não fazer nada ou com estados que mesclam cansaço, preguiça, apatia, desânimo... Também tornaram-se corriqueiras as situações em que se diz: relaxar assistindo televisão, fazendo compras, jogando conversa fora com os amigos... Esses e muitos outros momentos de descontração são confundidos com relaxamento.
Em alguns sistemas de Yoga, as técnicas de relaxamento e sua metodologia estão contidas no tópico denominado Yoganidra, que significa "sono em estado de consciência interior". Sua importância foi devidamente legitimada pelo trabalho de Swami Satyananda, discípulo direto de Swami Sivananda.
Satyananda reconheceu a técnica Yoganidra como uma necessidade no mundo conturbado e repleto de estímulos em que vivemos. Depois de experimentar em si próprio a utilidade e eficiência do método, o divulgou e ensinou em sua Bihar School of Yoga, na Índia.
A prática de Yoganidra promove um relaxamento completo e integral, englobando os aspectos físico, emocional, mental, espiritual.
Com muita precisão e dedicação constantes, o praticante consegue um estado de profundo relaxamento interior que o afasta gradativamente das sensações exteriores, promovendo a dissolução gradual das tensões e tornando a mente límpida e receptível à prática da concentração (dharana) e, posteriormente, da meditação (dhyana).