ESTILO DE AULAS


"Yoga não é uma fuga da ação; ao contrário, capacita o ser humano a descobrir o ponto de partida correto da ação." (YS I-3) 


DESDE MARÇO/20 TODAS AS NOSSAS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS ONLINE

ESTILO DE AULAS

Nas aulas práticas, são privilegiados os aspectos fisio-filosóficos, tradicionais e integrativos do Yoga, com abordagem das posturas como um conjunto harmônico e potente entre alinhamento, flexibilidade, equilíbrio, força, permanência, atentividade.

Os três momentos centrais desse estilo de prática conduzida são:
(1) A fluência na precisão dos movimentos e da respiração, que são intimamente conectados e proporcionam o link estético entre as posturas e a ênfase no trabalho de nervos e músculos;
(2) A ênfase da permanência nas posturas, que contribui para a preservação, mobilidade, flexibilidade e longevidade das articulações e dos tecidos conectivos;
(3) O alinhamento postural, que proporciona o ajuste músculo-esquelético pormenorizado e a valorização minuciosa de cada detalhe de execução das posturas, despertando a consciência integral do processo corpo-respiração-mente.  

O Yoga é também valorizado em relação com a vida cotidiana, onde o sagrado e o profano, a filosofia e a fisiologia se mesclam e se manifestam nas mais simples e corriqueiras ações e intenções. É importante considerar que a Filosofia Yoga valoriza a vida e a alegria de viver, pois embora ensine que a vida é sofrimento, ensina também que há como dissipá-lo. O Yoga ainda ensina o que e como fazer para conseguir isso. Os sofrimentos ou aflições humanas são o que os antigos yogis indianos denominaram ignorância. O propósito do Yoga é libertar o ser humano da ignorância em todas as suas formas e acepções. Para tanto, o Yoga requer muita decisão, determinação, disciplina, dedicação e também duas características fundamentais: disposição e desprendimento. 

Nas práticas, evidencia-se o fato de que movimentar-se muito não significa, necessariamente, movimentar-se bem. Mais do que apenas movimento, o Yoga pressupõe ação. De modo geral, pode-se dizer que o princípio da jornada do praticante é o Yoga da MovimentaçãoCom a prática constante e ininterrupta, o Yoga da Ação, assim como um ponto de luz, começa a iluminar cada respiração, cada gesto, cada pensamento. É nesse sentido que se costuma dizer que Yoga é luz que, uma vez acesa, jamais se apaga e que quanto melhor for a prática, mais a chama brilhará. Desse modo, o Yoga vai se transformando no que os sábios indianos conceituaram como ação na não-ação, como ilumina-ação.

Vale ressaltar ainda que o Yoga não interfere com nenhuma religião e/ou crença, pois respeita a todas. O Yoga é um patrimônio humano endereçado a toda a humanidade. Portanto, ser religioso ou ateísta, crer ou não crer num dado conceito de divindade, em nada interfere com a prática inteligente de yoga.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

É recomendável praticar ininterruptamente por um período mínimo de um ano [para gradual adaptação e refinamento inicial da percepção] para poder experimentar / vivenciar o Yoga de modo mais eficaz. O propósito é evitar a banalização da prática e a perda de tempo dos que são séria e respeitosamente interessados nessa arte milenar. Por isso, a orientação dada é para que se faça um planejamento antecipado e detalhado antes de assumir quaisquer compromissos, principalmente quanto às aulas de yoga. O Yoga preza a disciplina e a determinação e deve ser valorizado como um compromisso altamente importante na agenda diária do praticante.

Outro aspecto importante é a pontualidade. Pede-se pontualidade para que o fluxo e o ritmo das aulas possa ser mantido com respeito e profissionalismo. Manter silêncio e concentração é requisito primordial. Portanto, todos devem programar-se para chegar pontualmente

Para participar das aulas práticas, os requisitos principais são ter mínimo de dezoito anos e estar fisicamente apto/a, sem restrições médicas impeditivas. 

Para praticar, pede-se o uso de roupas apropriadas e que se providencie um kit de yoga: tapetinho (padrão 1,70m x 0,60cm), 2 blocos, faixa, manta e toalhinha de mão. Cada praticante deve ter seu próprio material, pois além de necessário ao estilo de aulas é também mais higiênico.