PÉROLAS DE SWAMI TILAK


Swami Tilak (1863-1902) foi um yogi singular em seu modo de se comunicar com seus discípulos e com as pessoas em geral. Seu estilo direto, incisivo e, por vezes, meio irônico​ ​de falar sobre vários temas relacionados ao Yoga, demonstra a clareza de suas convicções. Embora não seja suficientemente conhecido no Brasil, seus ensinamentos são únicos em originalidade. Por isso, selecionei trechos de duas de suas inúmeras conferências, falando sobre os temas: meditação, aparência, saúde e mantra. Sem dúvida, pérolas inesquecíveis.

Meditação & disposição

- Mas Swami, quando medito, começo a dormir...

Então é preciso consultar um médico. Se eu puser uma grande quantia de dinheiro e disser que você irá conseguir tantas notas quantas puder contar, durante várias noites, estou seguro que você não vai dormir...Não vai dormir porque nesse momento tem interesse. Se dorme, você ainda não tem interesse em meditar, seu interesse está em outro lugar.

Aparência & existência

Em certa universidade da Índia, eu disse aos estudantes:

Por favor, não confundam sua existência com seu modo de vestir ou com sua aparência, porque a cultura e a civilização não são modos de trajar-se. Se a vestimenta fosse civilização, nós poderíamos civilizar qualquer animal em um instante. Poderíamos vestir um burro com as vestimentas mais maravilhosas e dizer-lhe: " - Sim, senhor, você é muito civilizado!". Na época em que vivemos ignora-se esta verdade. Sempre confundimos o propósito da civilização com a aparência externa.

Mantra & comércio

A gente quer e busca um caminho mais fácil, mais rápido e diz:

- Swami, não pode mostrar-me um mantra mais rápido?

Amigos meus, não existe rápido. Não temos "mantra expresso"! É tudo uma questão de trabalho, de esforço, e esforço depende de dedicação. Não podemos dizer que o mantra que uma pessoa compra por cem dólares é mais efetivo que outro de cinqüenta, porque os mantras não se vendem e não se compram - neste sentido, o mantra é sagrado.

Sáude & doença

Todos querem ser saudáveis, embora poucos tenham boa saúde. Na Austrália, encontramos uma professora de Yoga que sofria terrivelmente, mas não queria consultar os médicos porque, na sua opinião, eles eram de parecer contrário ao Yoga. Sem dúvida, não é esse o espírito do Yoga, e sim, um tipo de fanatismo. Ora, quem não quiser tomar medicamentos não deve adoecer.