O MAIOR AMOR DO MUNDO

Vou recontar uma tocante história da tradição mitológica indiana sobre a disputa entre Ganesha e seu irmão Kartikeya pelo amor da mãe, Parvati.
Certa vez, Ganesha e Kartikeya estavam discutindo sobre qual dos dois amava mais a mãe, Parvati. A discussão já estava indo longe demais quando Parvati, como toda mãe, incomodada com a disputa dos filhos, resolveu pôr fim ao caso. Para isso, chamou-lhes a atenção e disse que iria lançar um desafio, cujo resultado poria fim definitivamente à briga entre eles. Ganesha e Kartikeya aceitaram o desafio. Parvati explicou-lhes, então, que aquele que primeiro desse uma volta inteira ao redor do mundo, teria por ela o maior amor.
Atlético e vigoroso, Kartikeya, mais do que depressa, pegou seu animal de montaria, um pavão, e lançou-se à aventura, arrogantemente proclamando-se vencedor por antecipação. Já Ganesha, gordinho e mais intelectual, com uma pesada cabeça de elefante, não saiu do lugar. Parvati mostrou-se preocupada por poder estar privilegiando Kartikeya em detrimento de Ganesha, mas como a coisa já estava feita, não teve mais tempo de voltar atrás.
Quando, no final da história, Kartikeya retorna confiante, com a certeza de ter sido o vencedor, encontra Ganesha confortavelmente sentado, saboreando algumas frutas trazidas especialmente para ele por sua mãe. Nesse instante, Parvati declara Ganesha o grande vencedor da prova. Consternado, Kartikeya exige explicações. Ganesha diz a seu irmão que enquanto ele estava se esforçando para dar sua volta ao mundo, ele apenas ouviu seu coração e deu uma volta ao redor de sua mãe, que era, de fato, o seu mundo.
Vendo a emoção de Parvati, Kartikeya não teve como não aceitar a supremacia de Ganesha que, com um gesto tão terno e singelo, mostrou que tinha por sua mãe o maior amor do mundo.
Quando o amor verdadeiramente nasce, cresce e vive no Coração, todas as acrobáticas e performáticas disputas perdem a razão de ser e tudo se torna muito mais simples, sereno e até gracioso, como essa voltinha de Ganesha.
É que o amor que a gente ama com a imensidão do Coração é o nosso grande e incalculável tesouro, é o maior amor deste e de todos os mundos.