CONSIDERAÇÕES SOBRE ASHTANGA E HATHA YOGA


Yoga é um termo geral que representa e engloba várias tradições indianas antigas, de transmissão oral de ensinamentos mestre-discípulo (Parampara), cuja meta é sempre a mesma: alcançar um estado de iluminação denominado Samadhi. Entre essas várias tradições, encontram-se dois dos mais conhecidos sistemas de Yoga em voga no Ocidente na atualidade: o Ashtanga Yoga e o Hatha Yoga - sendo que cada qual segue os ensinamentos de suas próprias tradições, foram sistematizados em épocas diferentes e por diferentes mestres yogis. O Ashtanga foi sistematizado por Patañjali por volta do século III a.C., tem oito partes e seu texto mais importante é o Yoga Sutra. Já o Hatha foi sistematizado por vários yogis por volta do século XII d.C., sendo que seus principais textos são o Hatha Pradipika e o Gheranda Samhita, respectivamente com quatro e sete partes.

Uma das diferenças entre Ashtanga e Hatha é o detalhamento dado aos asanas nos textos de Hatha Yoga. Talvez por isso o Hatha tenha inadvertidamente sido reduzido somente a essa interpretação. Já no Ashtanga, Patañjali ocupou-se predominantemente dos processos mentais, não pormenorizando a prática dos asanas. Porém, isso não significa que Patañjali não considerasse essa prática importante e necessária: ele simplesmente limitou-se a mencionar as melhores posturas meditativas, que eram o foco de suas considerações. O detalhamento e a descrição pormenorizada das posturas tradicionais mais conhecidas do Yoga vieram com o Hatha Pradipika e o Gheranda Samhita.

Se levarmos em conta essas considerações, Ashtanga e Hatha Yoga não são teoricamente a mesma coisa, embora almejem a mesma meta. No meu entendimento, os textos de Hatha Yoga aqui mencionados vieram a público para preencher uma importante lacuna, para somar mais minúcias e detalhamentos técnicos a, no mínimo, um tópico do Yoga Sutra ainda mal-compreendido, que é exatamente o dos asanas. Penso também que, hoje em dia, especialmente pela perda progressiva dos laços com as legítimas tradições do Yoga, possa haver muita confusão em classificar uma aula prática como sendo apenas Hatha ou Ashtanga. Por isso, sugiro que se reflita sobre o fato de que Yoga de qualidade é sempre Yoga de qualidade, quer seja HathaAshtanga ou outro qualquer.