SAUDAÇÃO AO SOL DOS DEDINHOS



Quase cem por cento dos praticantes de Yoga do planeta conhecem, pelo menos, uma versão do Suryanamaskar, ou Saudação ao Sol. Mas aposto que ninguém ainda conhece a Saudação ao Sol dos Dedinhos.

Esse episódio aconteceu durante uma aula onde o foco era especialmente o Suryanamaskar. Em determinado momento, notei uns movimentos diferentes que uma aluna* realizava com as mãos toda vez que elevava os braços. No começo, não dei tanta atenção, pois havia várias pessoas na sala e ela estava fazendo tudo muito bem. Até que, por coincidência (ou não!), todos terminaram suas sequências e ela estava finalizando a sua, elevando os braços e mexendo singularmente os dedos das mãos como havia feito até então.

A cena era singela e ludicamente engraçada, alguma coisa entre a Dança do Passarinho e a Dança dos Dedinhos com um leve toque indígena de Dança da Chuva.  Não me contive:

- Posso saber por quê você está movimentando os dedos assim!?

Resposta imediata:

- Para melhorar a circulação das mãos.

Fisiologicamente, fazia sentido. Mas admito que tanta espontaneidade transformou o restante da aula numa prática de Hasya Yoga, o Yoga do Riso, com direito a mãos na barriga, inclusive. 

Como tudo aconteceu com muito bom-humor, achei que seria uma forma de homenagem a um momento tão especial, inusitado e inédito, se eu escrevesse esta postagem. Afinal de contas, nesse alegre e descontraído dia foi criada a exclusiva Saudação ao Sol dos Dedinhos! E, convenhamos, isso não é para qualquer um.


* É a Sandra Menezes - que conta esta história com muito bom-humor e alegria.